A Terapia CranioSacral (TCS) é uma abordagem prática e suave que libera tensões profundas no corpo para aliviar a dor e a disfunção com consequente melhora da saúde e desempenho do corpo. Foi pioneira e desenvolvida pelo médico osteopata John E. Upledger após anos de testes clínicos e pesquisas na Universidade Estadual de Michigan, onde atuou como professor de biomecânica.
Usando um toque suave que geralmente não é superior a 5 gramas, os terapeutas liberam restrições nos tecidos moles que circundam o sistema nervoso central. A TCS é cada vez mais usada como medida preventiva de saúde por sua capacidade de aumentar a resistência a doenças e para uma ampla gama de problemas médicos associados à dor e disfunção.
Felizmente, essas restrições podem ser detectadas e corrigidas por meio de toques manuais sutis. Inicialmente o terapeuta avalia o sistema craniossacral, sentindo a simetria, qualidade, amplitude e frequência. As restrições em quaisquer tecidos que influenciam o sistema craniossacral são liberadas ajudando o corpo a curar-se sozinho. Ao normalizar o ambiente ao redor do cérebro e da medula espinhal, a TCS é capaz de aliviar uma variedade de disfunções.
Todos os dias, o nosso corpo sofre tensões que precisam ser compensadas. Essas alterações geralmente fazem com que os tecidos corporais restrinjam e distorçam o sistema craniossacral. Isso pode criar uma barreira para o desempenho saudável do sistema nervoso central e, potencialmente, qualquer outro sistema com o qual ele interaja.
Poucas estruturas têm tanta influência sobre a capacidade do corpo em funcionar adequadamente quanto o cérebro e a medula espinhal que compõem o sistema nervoso central (SNC). E, o sistema nervoso central é fortemente influenciado pelo sistema craniossacral que é composto pelas membranas e fluido cerebroespinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. Este sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.
A Terapia CranioSacral foi usado com sucesso para ajudar em várias condições, como dores de cabeça/enxaqueca, distúrbios da ATM, vertigem, distúrbios neurológicos, dor ou disfunção de acidentes e traumas passados, dor no pescoço e nas costas, distúrbios relacionados ao estresse, fibromialgia e muitos outros problemas. Lembre-se de que não tratamos diretamente a doença, mas ajudamos seu sistema nervoso a funcionar melhor e permite que seu corpo corrija. Em crianças, é mais frequentemente usado com anormalidades no formato da cabeça, problemas comportamentais e trauma do nascimento.
Dentre outras indicações:
-
Dores de cabeça e Enxaquecas
-
Dores musculares crônicas na coluna vertebral
-
Distúrbios do sono
-
Dores relacionadas à gestação
-
Depressão pós-parto
-
Cólicas
-
Autismo
-
Disfunções do sistema nervoso central
-
Problemas relacionados ao estresse e tensões musculares
-
Estresse Pós-Traumático
-
Zumbidos
-
Labirintites
-
Dificuldades na aprendizagem
-
Déficit de Atenção/Hiperatividade
-
Fadiga crônica, dificuldades emocionais
-
Problemas do tecido conjuntivo
-
Fibromialgia
-
Escoliose
-
Disfunções temporomandibulares (DTMs)
-
Disfunções neurovasculares e do sistema imunitário, etc.
As técnicas estruturais da Terapia Crânio Sacral são contra-indicadas nos casos em que esteja ocorrendo alterações na pressão intracraniana (PIC).
-
Aneurismas
-
AVE hemorrágicos recentes
-
Fraturas no crânio ou coluna recentes
Clique Aqui !