top of page
  • Foto do escritorMarcello de Alencar Silva

A aplicação da Microfisioterapia no sistema oral de crianças com sequelas de paralisia cerebral


Marcelo de Oliveira Rosário(1), Stéphani de Pol(2), Marina Rolim Soares(3), Sueley Senia Kinap(4), Eduardo Borba Neves(4).


Introdução: A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio do movimento e da postura que resulta nas limitações das atividades, são atribuídos a desordens motoras de caráter não progressivo, podendo ocorrer nos períodos pré, peri ou pós natal, sendo consequência de uma lesão cerebral precoce, causada por anoxia, infecção, traumatismo, malformação, entre outras. Estudos apontam que 39% a 56% de crianças com problemas crônicos de desenvolvimento, entre eles PC, apresentam ou apresentarão distúrbios da deglutição.


Objetivo: Avaliar a in uência da Micro sioterapia na melhora da coordenação do sistema estomatognático de crianças com sequelas de PC.


Métodos: Participaram da pesquisa 7 (sete) crianças que apresentam o diagnóstico clínico de Paralisia Cerebral e diagnóstico sioterapêutico de quadriparesia espástica leve a moderada. Os critérios de inclusão foram os indivíduos que apresentavam sialorréia, ranger dos dentes, atraso no re exo da deglutição e di culdade na mastigação. Foi aplicado parte do protocolo de avaliação miofuncional MBGR. Optou-se por testar somente os itens 3 e 8 do protocolo pois neles se encontram os músculos e funções de interesse para este estudo (item 3 – masseter e labios; item 8 – funções deglutição e mastigação). Foram realizadas 5 sessões com cada criança. Cada sessão teve em média 25 min, desde o posicionamento do paciente em decúbito dorsal, orientação para a mãe e aplicação da Microfisioterapia e anotações dos dados. O Wilcoxon Signed Ranks Test foi realizado para veri car a diferença entre os escores da avaliação pré e pós tratamento.


Resultados: A análise da Tabela 1 que mostra os escores médios obtidos na avaliação pelo MBGR pré e pós tratamento mostra que houve diferença estatística signi cativa entre os escores pré e pós tratamento no itens 3 e 8 do MBGR, com p valor de 0,014 e 0,016, respectivamente. Como consequência disso houve melhora na contenção do alimento.




Conclusão: Os resultados sugerem que a Micro sioterapia pode ser um recurso sioterapêutico e caz no tratamento da musculatu- ra oral possibilitando uma correção mais rápida para os distúrbios de mastigação e de deglutição coordenando as funções do sistema estomatognático dos indivíduos portadores de sequelas de Paralisia Cerebral.


Palavras chave: Microfisioterapia; Paralisia Cerebral; Musculatura Oral.


1 - Fisioterapeuta, Pontí cia Universidade Católica (PUC-PR), Curitiba (PR), Brasil; Especialista em Neuropediatria, Faculdade IBRATE, Curitiba (PR), Brasil. 2 - Fisioterapeuta; Doutor em Engenharia Biomédica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. 3 - Fonoaudióloga; Especialista em Neuropediatria, Faculdade IBRATE, Curitiba (PR), Brasil.

4 - Acadêmica de Fisioterapia, Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), Santa Quitéria (PR), Brasil.

419 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page