• Foto do escritorMarcello de Alencar Silva

E se o fígado for o culpado?

Posted by OSTEOPATHICVIEW

Qual a diferença entre uma doença no fígado e uma disfunção do fígado?

Quando existe uma doença hepática grave como hepatites, cirrose, cancro entre outras os primeiros sinais e sintomas são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. Além desses sintomas, também pode ocorrer cor amarelada na pele e nos olhos, denominada cientificamente de icterícia e urina amarela forte ou escura.

Outros sinais e sintomas que também podem indicar problemas no fígado são:

• Tonturas e Dor de cabeça;

• Comichões generalizadas;

• Gosto amargo na boca;

• Enjoos e vómito;

• Falta de apetite;

• Cansaço;

• Aumento de peso;

• Fezes amareladas, cinzentas, negras ou sem cor.

Quando existe uma doença grave no fígado, existem os sintomas acima expostos e alterações evidentes nas análises sanguíneas, mas não costuma manifestar sintomas para as costas e músculos.

Mas quando existe uma disfunção hepática podem existir reflexos dolorosos para as costas e zona dos ombros (mais o direito). Estas disfunções são o reflexo de más digestões (ou lentas), dispepsia e incapacidade para digerir gorduras que podem ser indicativas que o seu fígado não está nas melhores condições, mesmo que os valores hepáticos ainda não estejam expressivamente alterados nas analises.

Como é que uma disfunção no fígado pode ser a origem da dor nas costas?

Todos os nossos órgãos são dirigidos por um sistema nervoso simpático e parassimpático que em ocasiões em que algo não está correcto podem ser responsáveis por enviar dor para os nervos sensitivos que acabam por somatizar esta dor no seu local original de inervação. Para além disso quando um órgão não está bem pode provocar alterações fasciais que acabam por «repuxar» e dificultar a biomecânica corporal acabando por geral lesões. A dor visceral referida mais conhecida é aquela que tem origem no coração, em que os doentes referem pelo braço esquerdo até a mão.

Porque se criam estas disfunções no fígado?

Estas disfunções hepáticas normalmente têm uma origem alimentar, ou seja por uma incorrecta nutrição; mas também podem ter uma origem estritamente emocional. O nosso fígado altera o seu funcionamento devido ao stress, intolerâncias e dificuldade de adaptação na vida quotidiana, tão frequentes na nossa sociedade. Estes problemas acabam por chegar ao fígado através do sistema nervoso autónomo.

Por isso, os problemas de costas com origem no fígado tornam-se muito complicados pois os pacientes recorrem aos mais diversos profissionais e medicação para solucionar o seu problema mas como a origem é hepática estes acabam por não ser resolvidos. Em muitos casos o abuso de medicação anti-inflamatória ou analgésica acaba ainda por piorar a situação e tornar-la crónica pois estes medicamentos ainda intoxicam mais o fígado.

Que zona das costas sofre por culpa de uma disfunção do fígado?

A zona mais directamente relacionada é a zona inter-escapular direita e contractura do músculo romboides direito. Caracteriza por uma dor surda, profunda e constante sobretudo em momentos de descanso físico, tambem melhora com a pressão sobre a zona. Este problema pode estender-se até a zona cervical direita que com o tempo pode provocar um torcicolo direito ou uma hérnia discal direita com irradiação dolorosa para o ombro direito e braço direito. O fígado também pode provocar outros problemas como a cefaleia tensional, problemas de pele gordurosa, acne, fígado gordo e colesterol elevado.

Como se pode tratar este problema?

Um fisioterapeuta trata os problemas músculo esqueléticos e um osteopata com experiência em tratamento visceral pode devolver a mobilidade fascial adequada do fígado, bem como a sua correta irrigação. O tratamento irá passar pela regularização do estimulo nervoso ortossimpático que está a provocar a disfunção do fígado, devolver a correcta mobilidade do órgão e estimular o fígado para que este retorne a cumprir bem as suas funções.

Flávio Mateus

1.827 visualizações0 comentário